II Congresso do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR. IX Para Saber mais Schopenhauer

ii-congresso-nen_programacao-finalEm sua segunda edição, o “Congresso Nietzsche – UFPR” pretende novamente expandir o foco do debate para além da filosofia de Nietzsche. Este ano Editado em conjunto com o “IX Para saber mais Schopenhauer”, o propósito é fomentar a pesquisa nesses autores na graduação e pós-graduação da UFPR além de ampliar as bases para as pesquisas já existentes por meio de um aprofundamento de debates sobre temas correlatos aos dois filósofos. O congresso será composto por palestras, debates e apresentações de resultados depesquisa.

O evento deve ser o segundo de uma série a ser organizada pelo Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR, que tem por finalidade o estudo, produção e divulgação de trabalhos sobre o pensamento de Friedrich Nietzsche, o aprofundamento de conceitos e problemas estudados pelo filósofo e de temas de filosofia moderna e contemporânea interligados com sua obra, bem como a intersecção do pensamento do Filósofo com assuntos proeminentes da cultura e da sociedade contemporânea.

Para saber mais Schopenhauer:

Como o próprio título sugere, o encontro Para saber mais Schopenhauer foi concebido com o objetivo de ser uma atividade introdutória ao pensamento de Schopenhauer e em vista de tornar acessíveis as linhas norteadoras de sua “filosofia da vontade” a um público não necessariamente especializado ou da área de Filosofia. A primeira edição do evento surgiu por iniciativa de um grupo de pós-graduandos em Filosofia da UFPR e foi realizada em Curitiba, nesta mesma Universidade, em 2007, com a intenção de ser uma atividade apenas local. No entanto, de sua terceira edição em diante o encontro acabou sendo organizado em algumas das mais renomadas Universidades das regiões sul e sudeste do país, como UFSC, UEL, UNICAMP e UFRJ, e os encontros tornaram-se uma espécie de terceiro espaço de discussão na agenda dos estudos schopenhauerianos do Brasil, intermediário entre o Colóquio Internacional Schopenhauer e os encontros do GT-Schopenhauer da ANPOF, ambos bianuais. Neste ano, em sua nona edição, o evento retorna à Universidade em que nasceu e será realizado em conjunto com o II Congresso do Núcleo de Estudos Nietzschianos da UFPR.

mesas schopenhauer-comunicacoes

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s